sábado, 11 de setembro de 2010

Se não gostar de mim…quem gostará?

A felicidade depende apenas de nós próprios.
Isto é um facto.
A maioria de nós pensa que para ser feliz precisa de ter isto ou aquilo. São apenas complementos.
A verdade é que nada do que possamos ter de palpável, nos trás felicidade.
Pode trazer bem-estar e satisfação momentânea, mas não nos faz feliz.
A verdade é que, procuramos a felicidade tanto em bens materiais como também nas pessoas que nos rodeia. Na sua maioria, nos nossos companheiros de viagem para a vida.
Esquecemos que enquanto não nos sentirmos em paz connosco e enquanto não nos sentirmos bem na nossa própria companhia, não podemos fazer ninguém feliz. Depender de outra pessoa para nos dar a felicidade que procuramos é um erro, porque nunca a iremos fazer verdadeiramente feliz também.
É um acto de puro egoísmo.
Primeiro, devemos nos encontrar. Nos conhecermos enquanto ser humano com defeitos e qualidades. Aprendermos a lidar com tudo o que nós somos e aceitar quem nós somos na mais ínfima verdade.
Após atingir parte deste patamar de auto conhecimento, estamos mais preparados para poder aceitar quem faz parte da nossa vida (ou fará).
Se formos bons aprendizes de nós mesmos, iremos ficar mais humildes e aceitar que todos somos feitos de qualidades e defeitos. Esta é a equação da vida que diferencia os adultos dos eternos adolescentes.
O Mundo não gira em nosso redor. É necessário aprender a conhecermo-nos para nos presentear com a felicidade.Não devemos sobrecarregar ninguém com essa responsabilidade.

1 comentário:

  1. Olá....
    Tens toda a razão o pior é que nos esquecemos sempre desse valor quando estamos no meio de alguma das nossas crises, existenciais. e pensamos que tudo nos corre mal a nossa volta e que todos nos estão a tramar.
    A felicidade tem muito que se lhe diga. Eu acho que a felicidade é relativa e que existe sempre infelicidade e tristeza par poder dizer depois que estamos felizes....
    Bjs loucos

    ResponderEliminar